sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Escolher… Decidir…

Eu tenho uma gata… Uma gata muito linda… É a minha gata! Hoje estava ela na rua quando avistei um cão conhecido como o “caçador de gatos”; fiquei preocupada! O meu pai também e isso deu para perceber quando ele, ao reparar que estava escondida sob um carro a três metros de distância de minha casa, na esperança de ela fugir para lá sem que o cão lhe tocasse, lhe tentou “bater” com um objecto… Era para o bem dela mas foi nesse momento que o mandei parar.
É certo que ele estava a fazer aquilo para o bem da minha gata mas, por outro lado, era certo que ela estava naquele local por alguma razão… Talvez achasse mais seguro… Talvez ela achasse melhor assim! Eu entendo-a! Afinal, a quem isso nunca aconteceu?
Todos nós escolhemos entre duas ou mais situações quando assim o somos obrigados a fazer… Todos nós seguimos um caminho em virtude de outro e todos nós acarretamos as responsabilidades dos nossos actos… Todos temos pessoas a dizer que o melhor a fazer é isto ou aquilo mas nem sempre seguimos esses conselhos… Provavelmente naquela altura não são os conselhos que se desejam ouvir ou talvez as ideias já estão demasiadamente vincadas… O que é importante de realçar é que, apesar das vozes à nossa volta, nós temos sempre uma escolha, temos sempre a escolha final! Depois, cabe a cada um acarretar com as consequências mas, desta forma, já não podemos culpar este ou aquele das nossas decisões… Elas foram nossas! Elas foram tomadas por nós!
Foi o que aconteceu hoje, com a minha gata… Ela escolheu ficar ali (sentir-se-ía mais protegida? Teria a ideia de que o cão lá não a apanharia?)… Independentemente da razão, ela escolheu… E se ao sentir o objecto movido pelo meu pai ela corresse daquele sítio e fosse apanhada pelo cão? O meu pai sentiria culpa… E é isso que eu não quero deixar que aconteça… Cada um tem a sua ideia, a sua personalidade, a sua atitude… Mesmo que estejamos a falar de uma gata (que, por acaso, é a minha gata!).
Ela fez a escolha correcta… Mas certamente já escolheu erradamente… EU também já escolhi… Eu também já bati com a cabeça… Eu também já pulei de alegria pela decisão tomada… O importante é que as decisões foram tomadas por mim… O importante é que cresci com todas as decisões tomadas… O que importa é que sou eu e serei sempre assim… Decidida a tomar uma decisão! Uma decisão minha…


Um comentário:

  1. Eu até fico sem palavras!
    Tudo na vida tem uma razão de ser, cabe-nos a nós decidir o k etá bem e o k está mal, se por vezes, erramos há k arcar com as consequências, mas se tudo fosse perfeito a vida não tinha tanto sentido!

    Adorei :$

    Bjnhu linda :)

    ResponderExcluir